O SISAP - Sistema de Apoio à Determinação da Aptidão Cultural é um Programa desenvolvido pela EDIA e pelo Departamento de Agricultura do Instituto Superior de Agronomia com o objetivo de organizar toda a informação e métodos relevantes para a determinação da aptidão cultural da área de influência de Alqueva, associada à sustentabilidade ambiental e à rentabilidade económica.

A aptidão (técnica, económica e ambiental) para uma ou mais culturas, é estabelecida de acordo com uma chave de classificação em quatro classes: aptidão nula, aptidão reduzida, aptidão moderada e aptidão elevada.

A zona de atuação deste programa situa-se no Alentejo (predominantemente nos distritos de Beja e Évora) cobrindo uma área de cerca de 920 000 hectares.

Com base nos resultados deste programa é possível, identificar as parcelas que têm uma melhor aptidão técnica, económica e ambiental para uma determinada cultura.
Este programa pode, igualmente, ajudar na escolha da localização de potenciais unidades agroindustriais, uma vez que está ligado a um Sistema de Informação Geográfico, permitindo-lhe relacionar a aptidão cultural com uma série de outros parâmetros importantes para esta análise.

Copyright 2013. EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, SA