Gerir a Carência de Água: Uma Oportunidade? - Seminário Internacional

Gerir a Carência de Água: Uma Oportunidade? foi a temática que reuniu na EDIA, no passado dia 17 de abril, um conjunto de oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito e experiência.

O nexus água, solo, segurança alimentar e energia vem assumindo cada vez mais um enorme protagonismo nos desafios da sustentabilidade da vida humana, sendo que o recurso água está na primeira linha de todas as preocupações. 

Assiste-se cada vez mais à clara consciencialização do surgimento de novos cenários de alterações climáticas, que se vêm fazendo notar de forma mais significativo e com efeitos imprevisíveis a médio/longo prazo. No Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva que utiliza como origem de água a grande albufeira criada por Alqueva no Rio Guadiana, todas as valências estão bem presentes, assim como o compromisso do uso sustentável dos recursos. É pois este o contexto em que a EDIA, como Gestora do maior Empreendimento de Fins Múltiplos em Portugal, promoveu este seminário, tendo por objetivos temáticos fundamentais:

i) Refletir sobre os recursos hídricos, a sua afetação sustentável aos diversos usos e a gestão da escassez, tendo presente que o maior utilizador do recurso água é a agricultura.

ii) Discutir metodologias de planeamento macro, previsão, prevenção, minimização e adaptação a situações de escassez, face a um quadro evolutivo de maior pressão sobre os recursos, de alguma diminuição e de maior irregularidade de escoamento e de maior incidência de eventos climáticos extremos.

iii) Como se poderá garantir que os projetos de regadio já instalados, assim como os que se vão instalar, adotam as espécies, variedades, as tecnologias e as práticas que garantem a máxima eficiência no uso da água? Pode uma política nacional para o regadio contribuir neste sentido? Podemos aprender com exemplos de outras geografias?

Estas foram algumas das temáticas e questões que procurámos responder no Seminário Internacional «Gerir a Carência de Água: Uma Oportunidade?» 

Em baixo disponibilizamos as comunicações apresentadas.

Gerir a carência de água. Uma oportunidade?
José Pedro Salema (Presidente da EDIA)

O Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca – Elaboração e aplicação
Gonçalo Leal (Adjunto do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural)

Allocating water resources in response to drought/flood severity and frequency
Adam Loch (Centre for Global Food and Resources, University of Adelaide)

Water markets and property rights
David Adamson (Centre for Global Food and Resources, University of Adelaide)

A gestão de usos da água na bacia do Guadiana do lado Espanhol
José Angel Rodriguez (Confederação Hidrográfica do Guadiana)

A gestão sustentável da água em agricultura no contexto das politicas públicas da União Europeia. Aspetos económicos, sociais e ambientais
Consuelo Varela Ortega (Departamento de Economía Agraria. Escuela Técnica Superior de Ingeniería Agronómica, Alimentaria y de Biosistemas. Universidad Politécnica de Madrid)

A pressão das alterações climáticas na gestão dos recursos hídricos
José Manuel Lima Santos (Universidade Técnica de Lisboa/ Instituto Superior de Agronomia)

Copyright 2013. EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, SA