Relatório de Sustentabilidade

A EDIA, sediada em Beja, publica o Relatório de Sustentabilidade e informa sobre o desempenho económico, ambiental e social da Empresa no período referenciado.

O Relatório de Sustentabilidade abrange todas as atividades da Empresa que se estendem por 20 concelhos do Alentejo, dos distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal, no designado “Espaço Alqueva”, território de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).

A informação aqui comunicada transmite o posicionamento da EDIA e a clara afirmação de Alqueva, refletindo a aposta na promoção deste território, de acordo com os compromissos ambientais e sociais assumidos pelo Estado português quando da decisão de implementação do EFMA, baseados numa gestão integrada de todas as valências do Empreendimento.

A gestão e exploração das infraestruturas, o estímulo à atividade económica e a promoção do uso racional dos recursos naturais são três áreas fundamentais da atividade da Empresa.

A EDIA considera que o seu posicionamento deve contribuir para aumentar a notoriedade dos seus ativos e através deles, para a qualificação e desenvolvimento da região.

O modelo de gestão do EFMA tem como principal objetivo, mitigar e compensar os impactes ambientais negativos resultantes da construção e exploração das infraestruturas e promover e potenciar os impactes socioeconómicos positivos conducentes a um desenvolvimento regional equilibrado e um ativo importante da economia nacional. Atualmente Alqueva assume-se como um projeto determinante da adaptação da região no novo contexto de mudança climática, pelo que a EDIA assume responsabilidades acrescidas na gestão integrada do Empreendimento.

É objetivo da Empresa promover a consolidação do relato e do desempenho, pelo que este Relatório é um instrumento importante no desenvolvimento de uma estratégia de diagnóstico e comunicação mais abrangente.

Relatório de Sustentabilidade 2016

Relatório de Sustentabilidade 2015

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2012-2013

Relatório de Sustentabilidade 2009-2011

» A leitura dos documentos deverá ser complementada com a leitura dos Relatório e Contas referentes aos respetivos anos.

Carlo Marques
Carlo Marques

Copyright 2013. EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, SA