Águas para reutilização na rega | Projeto REUSE 14 de dezembro | 10h00 | Auditório da EDIA | Beja

22/11/2021

Realiza-se no próximo dia 14 de dezembro, pelas 10h00, no auditório da EDIA, em Beja, o workshop Águas para Reutilização na Rega, integrado no projeto REUSE, que pretende promover a produção e utilização de água para reutilização no regadio no Alentejo.

Neste evento, serão apresentados os resultados do projeto piloto de utilização de ApR (água residual tratada), proveniente da ETAR de Beja, na rega de uma exploração agrícola integrada no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

Este projeto de experimentação, utilizou um sistema de produção de ApR através da desinfeção solar das águas residuais tratadas na ETAR, as quais foram utilizadas na rega de um pomar de romãzeiras, com o objetivo de estudar o impacto no desenvolvimento das plantas e frutos, o balanço de nutrientes, a avaliação da eventual poupança na dosagem de fertilizantes minerais, a avaliação do impacto da ApR nos recetores ambientais (solo e água) e a avaliação do impacto no sistema de rega da exploração agrícola.

Para além deste caso, serão ainda apresentados projetos semelhantes, metodologias e resultados, bem como discutido o potencial de utilização de ApR em Portugal, as vantagens e as suas condições de utilização.

O REUSE é um projeto financiado pelo Fundo Ambiental, resultante de uma parceria entre a AdP – Águas de Portugal, AgdA – Águas Públicas do Alentejo , EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, ISA – Instituto Superior de Agronomia, EFACEC e Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR).

Inscrição gratuita, mas obrigatória » AQUI