EDIA – Voluntário

Sendo o desenvolvimento da Região um dos objetivos centrais da EDIA e, podendo Desenvolvimento ser definido como a capacidade de acrescentar, melhorar ou aperfeiçoar algo, quer sob o ponto de vista físico, intelectual ou moral, quer ainda sob o ponto de vista social ou económico, nasceu o EDIA – Voluntário.

As ações de voluntariado têm como objetivo ir ao encontro das necessidades das organizações beneficiadas e são realizadas por grupos de colaboradores/voluntários da EDIA. 

» Projeto EDIA voluntário colabora com Cáritas Diocesana de Beja
A comunidade terapêutica da Cáritas Diocesana de Beja celebrou no mês de março (2023) a semana Laudato Si, em comemoração do 8º ano da encíclica do Papa Francisco.
Esta encíclica é verdadeiramente um tratado de sobrevivência para a humanidade e para a Casa Comum que todos habitamos, onde todos temos de fazer a nossa parte, porque todos sabemos que podemos fazer alguma coisa.
A comunidade Terapêutica está situada na freguesia de Nossa Senhora das Neves no concelho de Beja, e é a partir da execução do projeto Agroecológico Horta – Nova Esperança (HNE), com aproximadamente 5 hectares de área, que se pretende dar o contributo, para a implementação ativa da encíclica Laudato Si, e garantir respostas efetivas à crise da Biodiversidade e sensibilizarmos para a importância de sermos Cuidadores do Ambiente e do Ser humano como um todo, religando assim a questão ecológica com a questão social.
Pretende-se consciencializar, capacitar e qualificar os utentes afetos à comunidade terapêutica e os utentes das outras respostas sociais da Cáritas, tornando-nos construtores ativos, na área da Sustentabilidade Ecológica.
Iniciou-se a implementação faseada do projeto HNE, Horta Nova Esperança, consoante os recursos disponíveis, com a construção de um Bosque, o qual foi batizado de Bosque Laudato Si, que já conta com 60 árvores plantadas. Uma floresta mediterrânica com espécies autóctones, um pomar de fruteiras, uma horta biológica, e a criação de animais e apicultura.
Neste projeto participam 12 técnicos Voluntários da EDIA ao abrigo de um programa chamado EDIA Voluntário. A Cáritas e o projeto Agrogeológico HNE foi um dos escolhidos para realizarem o seu voluntariado.

» Veja o vídeo AQUI

Como outros exemplos, temos ações desenvolvidas em parceria com o Restolho – um projeto da AGROMAIS, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome (FPBACF) e a ENTRAJUDA.

Conscientes de que não podemos responder a todas as necessidades, consideramos que o nosso pequeno contributo ajuda, seguramente, algumas.